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segunda-feira, 11 de abril de 2011

Galeão português Santíssimo Sacramento




O Santíssimo Sacramento ou conhecido apenas por Sacramento foi um galeão português do século XVII que naufragou a 5 de Maio de 1668 nos baixios do rio Vermelho, em Salvador, da capitania da Bahia do Estado do Brasil.
Construído na cidade do Porto por Francisco Bento, em 1650 foi a nave da armada que tinha defendido a costa portuguesa dos piratas. Esteva artilhada com 60 canhões e guarnecida por 824 marinheiros e soldados. Logo na viagem inaugural, desbaratou três navios corsários de Dunquerque, que a tentaram atacar.
A embarcação zarpou do porto de Lisboa em Fevereiro de 1668, sob o comando de  Francisco Correia da Silva, com a escolta de uma frota de 50 embarcações armadas pela Companhia Geral de Comércio do Brasil.
Embora se desconheça o número de embarcados, que variam de 400 a 600 pessoas, repartidos entre tripulantes, soldados, passageiros, comerciantes e religiosos, as opiniões divergem.
A 5 de Maio, após uma viagem sem incidentes, o Sacramento chegou à vista do porto de Salvador, na Bahia, com tempestade. Ventos do quadrante Sul, de grande intensidade, impediam a entrada da frota na barra, levando a embarcação a colidir contra o banco de Santo António  a cerca de cinco metros da superfície, por volta das dezanove horas.
Apesar dos insistentes pedidos de socorro, disparando todas as suas peças de artilharia, o galeão permaneceu por quatro horas à deriva, acabando por naufragar.
Assim que foi informado do acidente, o governador da Capitania da Bahia,  Alexandre de Sousa Freire, mandou em auxílio todos os recursos e pessoas disponíveis na Ribeira, mas perante a intempérie e a distância, os socorros só chegaram ao local do naufrágio na alvorada do dia seguinte:
"Acharam feita em pedaços a nau, e grande número de corpos, uns ainda vivos, vagando pelos mares, outros jazendo já mortos nas areias (...), e só salvaram as vidas algumas pessoas, às quais se pôs em salvo a sua fortuna e a diligência dos pescadores daquelas praias (...), e algumas poucas que sobre as tábuas piedosamente despedaçadas no seu remédio se puseram em terra." (da História da América Portuguesa, 1730.)
Apenas se salvaram setenta pessoas. O corpo do comandante Correia da Silva, juntamente com as centenas de outros, acabou por dar à costa no dia seguinte.

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