SEJAM BEM-VINDOS

SEJAM BEM-VINDOS
MARE QUIDEM COMMUNE CERTO EST OMNIBUS.

terça-feira, 26 de abril de 2011

CABO DA BOA ESPERANÇA - CAPE OF GOOD HOPE



Adamastor é um mítico gigante baseado na mitologia greco-romana. Representa as forças da natureza contra Vasco da Gama sob a forma de uma tempestade, ameaçando a ruína daquele que tentasse dobrar o Cabo da Boa Esperança e penetrasse no Oceano Índico, os alegados domínios do Adamastor.
É o nome atribuído a um dos gigantes, filhos de Terra, que se rebelaram contra Zeus. Fulminados por este, ficaram dispersos e reduzidos a promontórios,  ilhas e fraguedos. O seu nome surge, certamente, pela primeira vez por Gaius Sollius Sidonius Apollinaris (430/486 dC).


Foi popularizado ao ser usado com verdadeira mestria por Luís de Camões, no Canto V da epopeia portuguesa Os Lusíadas, como o gigante do Cabo das Tormentas, que afundava as naus, e cuja figura se desfazia em lágrimas, que eram as águas salgadas que banhavam a confluência dos oceanos Atlântico e Índico. O episódio do Adamastor representa, assim, em figuração grandiosa e comovida, a sua oposição à audácia dos navegadores portugueses e a predição da história trágico-marítima que se lhe seguiria.

Bocage escreveu um belo soneto relativo ás profecias do Adamastor:
Adamastor cruel!... De teus furores
Quantas vezes me lembro horrorizado!
Ó monstro! Quantas vezes tens tragado
Do soberbo Oriente dos domadores!
Parece-me que entregue a vis traidores
Estou vendo Sepúlveda afamado,
Com a esposa, e com os filhinhos abraçado
Qual Mavorte com Vênus e os Amores.
Parece-me que vejo o triste esposo,
Perdida a tenra prole e a bela dama,
Às garras dos leões correr furioso.
Bem te vingaste em nós do afouto Gama!
Pelos nossos desastres és famoso:
Maldito Adamastor! Maldita fama!


O Cabo da Boa Esperança, em inglês: Cape of Good Hope, é um cabo no sul da África do Sul, a sul da Cidade do Cabo e a oeste da baía Falsa. Pertence politicamente à província do Cabo Ocidental.


Apesar de não ser o extremo meridional do continente africano, que é o cabo Agulhas, é considerado um dos grandes cabos dos oceanos meridionais, e teve especial significado para os marinheiros durante muitos séculos. É muitas vezes referido em literatura marítima simplesmente como "o Cabo." É um ponto importante no percurso da rota dos clippers seguida pelos veleiros parra o Extremo Oriente e Austrália, e ainda marcado como passagem em várias corridas de iates.



1 comentário:

MARE QUIDEM COMMUNE CERTO EST OMNIBUS