SEJAM BEM-VINDOS

SEJAM BEM-VINDOS
MARE QUIDEM COMMUNE CERTO EST OMNIBUS.

quinta-feira, 17 de março de 2011

A NAVEGAÇÃO À VELA


O leme só tem algum efeito desde que o barco tenha andamento.



A resultante é uma soma vectorial da intensidade da corrente com a velocidade do barco.
Imaginemos que estamos a correr num dia sem vento. O vento que nesse momento sentimos na cara é o que se chama de vento aparente. É este vento, resultante do movimento e direcção de uma embarcação e da intensidade e direcção do vento real, que incide nas velas.



Note-se a as variações de direcção e intensidade.

Mareações em função da direcção do vento.


O vento pela popa aumenta as turbulências com a consequente perda de rendimento.


O ar corre mais velozmente na parte de trás da vela gerando uma diminuição de pressão. Na parte ao vento, o ar desacelera, aumentando aí a pressão e empurrando a vela.

Caça-se a vela gradualmente até deixar de bater.

E menos de uma hora, para esse mesmo percurso, apenas porque a direcção do vento é outra (admitindo a mesma intensidade do vento.

O abatimento põe-nos problemas de segurança.




ORIGEM DAS DESIGNAÇÕES:

- ESTIBORDO: Do francês estibord; do neerlandês stierboord, leme que nas embarcações do Vikings era armado a Boroeste, em Portugal Estibordo.  
Em termos náuticos, é o lado direito de quem se encontra numa embarcação, voltado para a sua proa. Os antigos navegadores quando rumavam a Sul ou a Norte, respectivamente, o lado direito da embarcação ficava a Oeste ou a Leste; ESTE+BORDO=ESTIBORDO.



- BOMBORDO: é o bordo à esquerda do rumo da embarcação que permite melhor visão, tem esse nome ou foi escolhido como sendo o "bordo bom", porque a maioria dos timoneiros são destros e ao segurarem o leme de cana, com a mão direita forçosamente sentam-se do lado bom ou seja, o lado que "vai" oferecer melhor visibilidade; contudo durante a época dos Descobrimentos portugueses, nas navegações ao longo da costa africana, rumando a Sul, o "bom bordo" variava, ou seja era o que estava do lado da terra firme, à qual era necessário aceder frequentemente em virtude de tempestades, falta de água ou de alimentos.   

Sem comentários:

Enviar um comentário

MARE QUIDEM COMMUNE CERTO EST OMNIBUS